Clareamento Dentário: Questões frequentes

Clareamento Dentário: Questões frequentes

O clareamento dental é o procedimento realizado pelo dentista diretamente no consultório ou com acompanhamento do dentista. É um processo químico onde o produto é aplicado diretamente sobre os dentes para que aconteça o clareamento dental. O Dr Sergio Oliveira realiza o Clareamento Dental em Vargem Grande Paulista, nos conta um pouco sobre as questões mais frequentes, as dúvidas mais recorrentes em nossa clínica odontológica:

Indicações e Contraindicações do Clareamento Dental:

É importante esclarecer que o clareamento dental pode não ser indicado para todas as pessoas. Existem algumas considerações importantes a serem feitas antes de decidir realizar um procedimento de clareamento dental. Por exemplo:

  1. Gravidade do Escurecimento: O clareamento é mais eficaz em dentes que estão levemente escurecidos. Dentes com manchas mais profundas podem não responder tão bem apenas com um clareamento e podem requerer outras estratégias como as facetas dentárias por exemplo.
  2. Condição Geral dos Dentes: Pessoas com restaurações extensas, como obturações ou coroas, podem não obter resultados uniformes, já que o clareamento afeta apenas o esmalte natural dos dentes. Nestes casos após realizar o clareamento devem ser trocadas as restaurações e próteses dentárias.
  3. Sensibilidade Dental: Indivíduos com dentes sensíveis podem experimentar um aumento temporário na sensibilidade durante ou após o clareamento dental.
  4. Idade e Gravidez: O clareamento dental não é recomendado para crianças com menos de 16 anos e para mulheres grávidas.
  5. Doenças Dentais Ativas: Certas condições dentais, como cáries ativas, devem ser tratadas antes do clareamento.
  6. Alergias e Sensibilidades: Algumas pessoas podem ser alérgicas aos produtos químicos usados no clareamento dental.
Kit usado para clareamento dental: Serigas com o gel clareador em estojo transparente com a marca acessa odonto, moldeira confeccionada pelo dentista diretamente sobre o modelo de gesso em estojo colorido.
Kit usado para clareamento caseiro: seringas com o gel clareador, moldeira confeccionada pelo dentista e respetivos estojos.
Clareamento dental Profissional sendo executado em consultório, com o controle do dentista. A imagem mostra uma pessoa em close de boca aberta e com afastador labial, recebendo luz ultravioleta com um emissor de led próximo dos dentes.
Clareamento dental Profissional sendo executado em consultório, com o controle do dentista. Com afastador labial uma pessoa recebendo luz ultravioleta com um emissor de LED próximo à boca. A gengiva protegida com barreira e o gel clareador transparente sobre os dentes.

É crucial consultar um dentista antes de decidir sobre o clareamento dental, pois eles podem avaliar a condição específica dos seus dentes, considerar sua saúde bucal geral e fornecer orientações personalizadas com base nessas informações.

Questões Frequentes sobre Clareamento Dentário:

Quanto tempo dura o clareamento dental?

A duração vai depender muito da alimentação e higiene que o paciente tem. Se toma muito refrigerante, café, chá, vinho ou até mesmo se for fumante compromete a durabilidade do clareamento.

Quanto tempo dura o clareamento dentário?

A duração vai depender muito da alimentação e higiene que o paciente tem. Se toma muito refrigerante, café, chá, vinho ou até mesmo se for fumante compromete a durabilidade do clareamento.

Com qual frequência posso repetir o clareamento?

O tempo para se fazer um retoque no clareamento ou repetir é de no mínimo um ano.

Meus dentes vão ficar brancos igual o dos artistas?

Não, o que os artistas fazem nos dentes são restaurações protéticas como facetas dentárias e lentes de contato dental.

Tenho restaurações nos dentes, posso fazer clareamento?

Cada caso tem que ser avaliado individualmente, quando é realizado o clareamento as restaurações dentárias não alteram de cor, sendo necessário a troca das mesmas após o clareamento.

Bicarbonato clareia os dentes?

A ação abrasiva do bicarbonato pode remover algumas manchas leves, porém, esse mesmo processo pode desgastar o esmalte dos dentes. Isso não apenas pode aumentar a sensibilidade dentária, mas também pode tornar os dentes mais suscetíveis ao escurecimento futuro, já que a camada protetora do esmalte é afetada.

Quais os tipos de clareamento?

Clareamento caseiro, clareamento profissional e os dois conjuntamente. Também há o clareamento intracanal.

Dente com canal tratado e escurecido. Tem como clarear?

O clareamento dental intracanal é um procedimento usado para clarear um dente específico que escureceu devido a um tratamento de canal ou trauma dental. Envolve a aplicação de um agente clareador dentro do canal do dente afetado, visando melhorar sua cor e aparência estética de dentro pra fora.

Como é feito o clareamento dental caseiro ?

Clareamento caseiro é realizado a moldagem para obter a cópia dos dentes do paciente e com isso confeccionar moldeiras que vão se encaixar nos dentes onde irá se depositar o agente clareador, e encaixar nos dentes que deve ficar na boca durante 4 a 6 h por dia, durante duas a quatro semanas.

Como é feito o clareamento dental profissional ?

Clareamento Profissional: É feito em consultório uma aplicação semanal e tem duração de 3 / 4 semanas. É feito um isolamento entre o dente e a gengiva para ser feita a aplicação do agente clareador e leva e torno de uma hora a consulta.

Com quantos anos posso fazer o clareamento?

A idade mínima recomendada para fazer o clareamento é de 18 anos mas podem haver raras exceções.

Clareamento Dental Preço

Existe uma norma no código de ética do conselho federal de Odontologia que nos impede de divulgar preços de procedimentos em campanhas publicitárias, Então eu sugiro que você entre em contato com nossa equipe de atendimento para tirar essa dúvida.

Quanto custa um clareamento dentário em Vargem Grande Paulista?

Existe uma norma no código de ética do conselho federal de Odontologia que nos impede de divulgar preços de procedimentos em campanhas publicitárias, Então eu sugiro que você entre em contato com nossa equipe de atendimento para tirar essa dúvida.

Qual o valor de um clareamento dental na Clínica Acessa Odonto?

Existe uma norma no código de ética do conselho federal de Odontologia que nos impede de divulgar preços de procedimentos em campanhas publicitárias, Então eu sugiro que você entre em contato com nossa equipe de atendimento para tirar essa dúvida.

Posso esclarecer mais alguma dúvida? Ficarei feliz em te responder e ainda complementar este material.

Pergunte agora diretamente ao seu Dentista em Vargem Grande Paulista

    Referências sobre o clareamento dental:

    • Casado BGS, Moraes SLD, Souza GFM, Guerra CMF, Souto-Maior JR, Lemos CAA, Vasconcelos BCE, Pellizzer EP. Efficacy of Dental Bleaching with Whitening Dentifrices: A Systematic Review. Int J Dent. 2018 Oct 30;2018:7868531. doi: 10.1155/2018/7868531. PMID: 30510576; PMCID: PMC6232812.
    • Delfino, C. S., Chinelatti, M. A., Carrasco-Guerisoli, L. D., Batista, A. R., Fröner, I. C., & Palma-Dibb, R. G. (2009). Effectiveness of home bleaching agents in discolored teeth and influence on enamel microhardness. Journal of Dentistry, 37(11), 846-858. doi: 10.1590/S1678-77572009000400004
    Termos popularmente usados para pesquisar sobre o clareamento dentário:

    Clareamento Dentário, Clareamento a laser, Branqueamento dentário, Branqueamento dos dentes, clareamento profissional, clareamento dentário com moldeira, clareamento dental a laser preço, clareamento dental caseiro preço.

    Autor deste post:

    Implante | Dentista | Acessa Odontologia

    Agende uma consulta

    © Acessa Odontologia | Dentista em Vargem Grande Paulista.