Dentística e odontologia estética

Dentística e odontologia estética

Dentística que é uma especialidade odontológica também chamada Odontologia estética. Restaurações dentais são procedimentos odontológicos que visam restaurar a estrutura e a função de um dente danificado ou cariado. Existem vários tipos de restaurações disponíveis, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Restaurações estéticas são procedimentos que visam melhorar a aparência do sorriso ou ficar disfarçadas, parecendo o mais naturais possível, sendo assim elas tem vários tons para imitar a cor do dente.

Dentística o que é? Odontologia Estética o que é?

A Dentística ou Odontologia Estética é a especialidade da Odontologia responsável pela restauração dentária, pela estética, cosmética e função dos dentes. Vários procedimentos dentários são estudados e desenvolvidos por esta especialidade.

Tratamentos dentários comuns na Dentística:

As restaurações dentais são procedimentos odontológicos que visam restaurar a estrutura e a função de um dente danificado seja por desgaste, acidente ou cáries. Existem vários tipos de restaurações disponíveis, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

As restaurações estéticas são procedimentos que visam melhorar a aparência do sorriso. Elas podem ser usadas para corrigir imperfeições, como manchas, fraturas ou desgaste. Os diferentes tipos de restaurações estéticas incluem clareamento dental, microabrasão, laser, facetas de resina e de porcelana e lentes de contato dental.

O clareamento dental é um dos procedimentos que mais são realizados por esta especialidade. 

uma pessoa na cadeira do dentista recebendo aplicação de luz para a confecção de restauração estética nos dentes anteriores

Restauração estética em resina composta sendo ativada pela luz ultra violeta, um dos procedimentos mais comuns na Dentística

Os diferentes tipos de restauração estética

Existem vários tipos de restauração estética disponíveis, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

  • Restauração em Resina Composta: A resina composta é um material que pode ser moldado para se adequar aos dentes. É a opção mais comum para restaurações estéticas, pois é relativamente acessível e fácil de ser feita. Após a remoção do dente cariado ou danificado, o Dentista aplica um sistema adesivo, e camada a camada vai adicionando a resina composta. Ao final é realizado polimento. 
  • Onlays e Inlays: As onlays e inlays também chamadas de blocos são peças de porcelana ou resina composta, incrustações que são colocadas sobre os dentes para restaurar a estrutura perdida. São mais duráveis do que a resina composta e podem ser usados para reparar dentes com grandes danos. Nesta modalidade a restauração não é feita diretamente na boca: O dentista realiza o preparo do dente removendo o tecido danificado, a restauração é produzida em laboratório e depois é cimentada no dente.  
  • Facetas: As facetas de resina ou porcelana são finas lâminas de que são coladas na superfície dos dentes para melhorar a aparência. São a opção mais estética para restaurações, mas também são a mais cara.
  • Lentes de contato: São películas ainda mais finas, feitas de porcelana em laboratório.

Questões frequentes sobre dentística e restaurações dentais:

As restaurações estéticas são permanentes?

Não, as restaurações estéticas não são permanentes. Elas podem precisar ser substituídas ao longo do tempo devido ao desgaste normal ou a alterações na cor ou forma dos dentes. A durabilidade da restauração depende de vários fatores, incluindo o tipo de material utilizado, os cuidados de higiene bucal e os hábitos do paciente.

Quanto tempo dura uma restauração estética?

A durabilidade de uma restauração estética é afetada por vários fatores, incluindo o tipo de material utilizado, os cuidados de higiene bucal e os hábitos do paciente. As restaurações de resina composta podem ter uma vida útil de 5 a 10 anos em média. 

As restaurações estéticas alteram a sensibilidade dos dentes?

Sim, as restaurações estéticas podem alterar a sensibilidade dos dentes, especialmente logo após o procedimento. Isso ocorre com maior frequência quanto mais profunda a restauração. Essa sensibilidade geralmente diminui com o tempo, mas se persistir ou for intensa, é importante consultar o dentista.

Qual a diferença entre restauração e obturação?

Tecnicamente usamos obturação para nos referir ao processo de vedação no tratamento do canal. Já a restauração é da parte mais externa do dente, da polpa do dente (espaço do nervo e dos vasos) para fora do dente.

Quando está indicada a restauração? Como saber se preciso restaurar um dente?

Só o Dentista pode dizer isso com exatidão, após avaliação clínica e por vezes radiográfica. Um sinal de cárie é quando o dente dói com doces. Pontos pretos e profundos podem ser uma cárie. Fora isso pode ser indicada a restauração ou tratamentos mais complexos quando parte do dente está quebrada.

Posso esclarecer mais alguma dúvida? Ficarei feliz em te responder e ainda complementar este material.

Pergunte agora diretamente ao seu Dentista em Vargem Grande Paulista


    Referências sobre o Dentística:

    Termos que as pessoas comumente usam para pesquisar sobre Restaurações dentárias e Dentística

    Restauração Odontológica ou Restauração Dental. Bloco dentário, reparação dentária, recuperação dentária, Faceta dentária, Lentes de contato dentária, Restauração branquinha, Massinha de dentista. Obturação Dentária, Preenchimento Dentário, Reparo dentário, Reconstrução Dentária, Conserto Dental, trocar amálgama de prata, trocar restauração preta, troca de restauração prateada, tratamento da cárie. Odontologia Estética, Odontologia Restauradora, Odontologia Cosmética

    Autor deste post:

    Implante | Dentista | Acessa Odontologia

    Agende uma consulta

    © Acessa Odontologia | Dentista em Vargem Grande Paulista.