Bruxismo: O que é isso que nos faz ranger os dentes?

Entenda o que é Bruxismo, sintomas e diagnóstico:

O bruxismo é uma condição (tecnicamente uma desordem funcional) que ocorre quando os apertamos ou rangemos os dentes, geralmente durante o sono e afeta  cerca de 30% das pessoas. Há estudos onde até 70% das pessoas reportaram algum tipo de ranger ou apertamento.

Está muito relacionado ao stress e é mais comum em pessoas a partir de 40 anos. A pressão exercida nos dentes durante as crises é extremamente alta. Em estágios iniciais pode apresentar apenas sinais de desgaste nos dentes mas não dor, que geralmente aparece com a evolução do quadro.

Se não controlado o bruxismo pode causar uma série de problemas de saúde como desgastes severos e quebra dos dentes, dor de cabeça, dores musculares, na face, dor na nuca, dores no pescoço e até na coluna, dor na articulação temporomandibular (ATM) que é a articulação da mandíbula com o crânio.

O tratamento de bruxismo ir muito além da placa miorelaxante. Pode incluir medicações, fisioterapia, aparelhos para bruxismo, algumas vezes há a necessidade de reabilitar toda a arcada dentária. Pode ser necessário o tratamento ortodôntico, ajustes oclusais (desgastes seletivos no esmalte dentário).

Muitas vezes o tratamento necessário envolverá outros profissionais além do Dentista e vai requerer um acompanhamento multidisciplinar e psicológico, e certamente vai requerer mudanças de hábito e força de vontade do paciente.

Questões Frequentes sobre o Bruxismo:

Quais são os sintomas do bruxismo?
Como posso saber se tenho bruxismo noturno?

Desgastes nos dentes:  eles ficam mais retos, menos pontudos, em casos mais avançados podem acontecer lesões próximo a gengiva, com perda de estrutura dentária sem que haja a cárie.

Dor de cabeça: a dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo

Dor na articulação temporomandibular (ATM):  é a articulação que conecta a mandíbula à cabeça. Em estágios avançados o bruxismo pode causar dor e desconforto nesta articulação.

Dor nos dentes: o bruxismo pode causar desgaste dos dentes, o que pode causar dor e sensibilidade

Fratura de dentes: Fraturas (quebra) de dentes, de próteses, de restaurações.

Dor no pescoço e no ombro: o bruxismo pode causar dor e tensão nos músculos do pescoço e do ombro.

Borda da língua dolorida: A parte da língua  que fica em contato com os dentes pode ficar dolorida principalmente nos casos de apertamento.

Acordar com o rosto dolorido: Este sintoma é clássico, quem tem bruxismo pode acordar com o rosto dolorido, com dores musculares ao movimentar, ou parecer com o rosto cansado. A musculatura em volta da boca pode se apresentar enrijecida.

Como o dentista sabe se tenho bruxismo? Como é o diagnóstico do bruxismo?

O diagnóstico do bruxismo geralmente é feito pelo dentista, que pode examinar os dentes e a articulação, palpar a musculatura envolvida, aplicar questionários. Pode ser utilizada uma placa de mordida para essa verificação. Também pode ser útil uma polissonografia.

O que é o apertamento dental?​

O apertamento é uma espécie de bruxismo, ele se apresenta na forma de pressão entre as arcadas dentárias, com força muscular. Muitas vezes é referida a sucção do lábio e da língua contra os dentes. O apertamento pode ocorrer durante o dia ou a noite. A pressão exercida é extremamente alta e se não for controlado pode ter consequências para a saúde bucal e geral.

Quem tem bruxismo vai ter toda noite?

Pode acontecer todas as noites mas em geral acontece por crises, principalmente quando influenciado por questões psicológicas, em momentos da vida de maior tensão.

Dor na nuca o que pode ser?​

A dor na nuca pode ter várias causas como por exemplo tensões musculares, doenças na coluna, pressão alta. O bruxismo pode causar dor na nuca e até mesmo na coluna cervical.

Quais são as causas do bruxismo?

A causa do bruxismo ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que seja causada por uma combinação de fatores:

Fatores psicológicos como o estresse e ansiedade ou eventos traumáticos.

Também pode ser causado por desalinhamento dentário (necessidade de aparelho ortodôntico). É como se o organismo buscasse um equilíbrio com o desgaste dos dentes, para aliviar os contatos prematuros.

Pode ocorrer por efeito colateral de drogas e de alguns medicamentos para depressão, ansiedade, Parkinson, Esquizofrenia, TDAH, anfetaminas, remédios para emagrecer, e os opióides.

Portanto siga a recomendação médica com relação a dose e horários das medicações.

Quais são os tratamentos para o Bruxismo?

O tratamento para bruxismo pode incluir medicações, fisioterapia aparelhos para bruxismo, placas de bruxismo, algumas vezes há a necessidade de reabilitar toda a arcada dentária.

A aplicação de Botox® (toxina botulínica) pode ser coadjuvante do tratamento em alguns casos, por certo período.

Há bons hábitos que são essenciais para o sucesso como descansar, redução do estresse, terapia comportamental, exercícios físicos, beber bastante água, evitar excesso de cafeína ou energéticos principalmente a noite assim como o álcool em excesso. Uma boa higiene do sono é fundamental, respeitando tempo mínimo, silêncio e escuro para uma boa qualidade do sono reparador.

Ou seja: O dentista não vai tratar sozinho seu bruxismo, não tem passe de mágica, você terá um papel ativo fundamental e precisará colaborar muito.

Posso esclarecer mais alguma dúvida? Ficarei feliz em te responder e ainda complementar este material.

Pergunte agora diretamente ao seu Dentista em Vargem Grande Paulista

Referências científicas sobre o bruxismo:

• Lövgren A, Häggman-Henrikson B, Visscher CM, Marklund S, Lobbezoo F, Wänman A. Jaw pain and dysfunction in the general population. Eur J Pain. 2016;20:532-540 doi:10.1002/ejp.755 PMID: 26311138
    • Wetselaar P, Lobbezoo F. The tooth wear evaluation system: a modular clinical guideline for the diagnosis and management planning of worn dentitions. J Oral Rehabil. 2016 Jan;43(1):69-80. doi: 10.1111/joor.12340. Epub 2015 Sep 1. PMID: 26333037.
    Termos que as pessoas comumente usam para pesquisar sobre bruxismo:

Apertamento dos dentes, ranger dos dentes, causas do bruxismo, sintomas do bruxismo, diagnóstico do bruxismo, tratamento do bruxismo, “Ranger os dentes”, “Apertar os dentes”, “Dor de cabeça ao acordar”, “Dor na articulação temporomandibular”, “Dor nos dentes”“Dor no pescoço”, “Zumbido nos ouvidos”“Dificuldade para abrir a boca”, “Por que acordo com dor de cabeça?