A mucocele pode surgir no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução, que ocorre devido ao acúmulo de líquido após a ruptura de um vaso salivar.
A mucocele é uma lesão benigna que se desenvolve na mucosa oral, geralmente resultante da ruptura do ducto de glândulas salivares menores ou da presença de cálculos que são como uma pedra (sialolitos)que podem impedir a drenagem da saliva através do ducto excretor danificado da glândula salivar, formando esta espécie de bolha.
Esta lesão bolhosa pode ter um tamanho que varia entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro, e não costuma causar dor, exceto quando é acompanhada de algum tipo de ferimento.
A mucocele não é contagiosa e, geralmente, regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia, feita pelo odontologista, para remover o cisto e a glândula salivar afetada.
As causas mais comuns da mucocele incluem traumas na boca (como mordidas repetitivas), pancadas na região bucal e obstrução das glândulas salivares menores por cálculos (sialolitos) que são como pedras formadas na saliva.
Os sintomas mais comuns associados à mucocele incluem inchaço na região afetada, sensação de dormência ou formigamento na área e dificuldade para falar ou mastigar alimentos. A aparência é de uma bolha, muito comum no lábio inferior, entre a parte seca e a parte úmida. Por vezes esta “bolha no lábio” pode murchar, vazar e voltar a se formar. Geralmente não é dolorosa, não coça, não arde… Só vai ficar dolorida se cutucar ou morder.
Quando a mucocele se instala por mordida, a pessoa tende a morder com mais frequência pelo próprio volume. Apesar da mucocele labial ser a mais frequente no lábio, elas podem ocorrer em qualquer lugar dentro da cavidade oral onde uma glândula salivar menor possa estar presente, como abaixo da língua, na mucosa bucal ou interior das bochechas e até nas gengivas.
Em muitos casos, a mucocele regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. No entanto muitas vezes quando acaba se rompendo volta a se formar. Em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia para remover o cisto e a glândula salivar afetada. O procedimento é simples e rápido e pode ser feito pelo dentista no consultório.
Como em qualquer intervenção cirúrgica, podem haver riscos. Então por menores que sejam as chances, como cirurgião dentista me sinto na obrigação de esclarecer e informar isso em qualquer procedimento:
Você não deve tentar remover esta bolha sozinho ou tentar fura-la por que pode piorar a situação, e mesmo que consiga ela deve acabar voltando. Então se a mucocele não passar sozinha em poucos dias, ou se ela voltar você deve procurar um dentista.
Para prevenir o desenvolvimento da mucocele, é importante evitar morder os lábios ou bochechas repetidamente e evitar traumas na região bucal. Usar protetor bucal durante atividades esportivas de contato pode ajudar. Caso o aparelho ortodôntico fixo estiver machucando peça ao seu dentista a indicação de um protetor como uma cera própria para isso. Os alinhadores transparentes costumam ter muito menos este tipo de trauma para os lábios.
Pergunte agora diretamente ao seu Dentista em Vargem Grande Paulista
Se uma pessoa não sabe o que é uma mucocele labial, ela pode pesquisar por termos como “bolha na boca”, “bolha no lábio”, “lesão na boca” ou “lesão no lábio”. A mucocele também pode ser descrita como Cisto com retenção de muco, fenômeno de extravasamento de muco.
© Acessa Odontologia | Dentista em Vargem Grande Paulista.