Abordamos a importância do tratamento ortodôntico em crianças, destacando duas abordagens principais: a Ortodontia Preventiva e a Ortodontia Interceptativa.
A primeira visa orientar sobre higiene bucal e corrigir hábitos prejudiciais, enquanto a segunda busca corrigir problemas de mordida logo que são identificados, utilizando aparelhos removíveis e/ou ortopédicos durante o desenvolvimento da criança. Ambas as abordagens visam prevenir complicações futuras, melhorar a saúde bucal e promover o desenvolvimento adequado dos maxilares.
Destaca-se também a importância da respiração correta pelo nariz e os benefícios do tratamento precoce para a qualidade do sono, fala, mastigação e até mesmo a imunidade. Recomenda-se avaliar a necessidade de tratamento ortodôntico durante a dentição mista, a partir dos 6 ou 7 anos de idade. Para muitas crianças o melhor momento para início do tratamento é entre 6 e 12 anos de idade. O objetivo é desenvolver um sorriso saudável e bonito desde cedo, atendendo aos desejos das mães para seus filhos.
Na Ortodontia Preventiva os ortodontistas orientam as crianças e seus responsáveis sobre: higiene bucal; respiração nasal adequada, hábitos prejudiciais como uso prolongado de mamadeiras e chupetas.
Na Ortodontia Interceptativa os procedimentos buscam identificar e corrigir problemas de mordida, as más oclusões, logo que elas são observadas e em idade bastante jovem.
Este tratamento ortodôntico é realizado por meio de aparelhos removíveis e/ou ortopédicos durante a fase de crescimento da criança, quando os dentes, ossos e músculos bucais estão em pleno desenvolvimento. Isso possibilita o tratamento ortodôntico mais efetivo com melhores resultados.
Na infância o tratamento ortodôntico pode ser muito mais efetivo do que em idade adulta.
Reconhecendo os problemas dentários e de oclusão na infância, os profissionais realizam uma estratégia que permite a obtenção da Saúde Bucal em crianças bem jovens.
Quando realizamos a Ortodontia Preventiva e Interceptativa, orientamos e/ou corrigimos problemas que poderiam se agravar futuramente, inclusive evitando tratamentos corretivos severos ou até mesmo cirurgias.
Além destes benefícios, com o tratamento dos problemas iniciais de mordida, há uma possível melhora da aparência e da autoestima das crianças, melhorando também a fala e facilitando a higiene bucal.
Respirar pela boca é prejudicial e pode desencadear muitos problemas de mordida e dos ossos da face. O correto é respirar pelo nariz. A dificuldade respiratória durante o sono pode alterar a qualidade do sono causando fadiga, dificuldade de concentração, perda de memória e até depressão além de outros problemas que a falta de um sono reparador pode gerar.
Com o tratamento do problema respiratório e o uso de aparelhos ortodônticos adequados ocorre o realinhamento dos dentes, a devolução do desenvolvimento dos maxilares, criando espaço adequado para a língua, o que permite uma melhor passagem de ar.
Os problemas de más-oclusões dentárias também podem afetar a fala, alterando a articulação dos sons e também podem afetar a deglutição e a mastigação. A intervenção ortodôntica pode melhorar essas funções permitindo uma comunicação clara e uma alimentação adequada.
A saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral e à imunidade dos indivíduos. Problemas dentários podem levar à infecções bucais e respiratórias, que por sua vez, podem afetar o sistema imunológico. Sendo assim, os tratamentos dentários e ortodônticos preventivos e interceptativos podem contribuir para a imunidade e saúde geral.
Quanto mais cedo são tratados os problemas de más-oclusões melhores podem ser os resultados. Em geral pode-se dizer que a melhor idade para o início dos tratamentos ortodônticos é durante a dentição mista, quando a criança tem dentes de leite e permanentes. Muito comum ser indicado já a partir dos 6 e até os 12 anos de idade.
Vale salientar que cada criança é única e o momento ideal pode sofrer pequenas variações. O importante é consultar um ortodontista para a realização de uma avaliação individualizada. Este encaminhamento também deve ser feito pelo Odontopediatra que acompanha a criança.
Lembre-se que o objetivo do Tratamento Ortodôntico é desenvolver um sorriso saudável e bonito. Isso é algo que todas as mães almejam para seus filhos.
Fleming PS. Timing orthodontic treatment: early or late? Aust Dent J. 2017 Mar;62 Suppl 1:11-19. doi: 10.1111/adj.12474. PMID: 28297091.
Pergunte agora diretamente ao seu Dentista em Vargem Grande Paulista
© Acessa Odontologia | Dentista em Vargem Grande Paulista.